São Paulo, terça-feira, 12 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantel reúne 5.000 animais

DO ENVIADO ESPECIAL

A fazenda São José, com 3.025 hectares, funciona como uma verdadeira indústria.
Os 39 mil litros de leite por dia lá produzidos são envasados em embalagens feitas na própria fazenda e distribuídos em mil pontos de vendas, a maioria em São Paulo.
O rebanho da fazenda reúne mais de 5.000 cabeças, das quais 1.955 em lactação. Cada vaca produz, em média, 20 litros de leite/dia.
O plantel da São José conta com 30% de vacas holandesas puras e puras por cruza e 70% de vacas cruzadas.
A produção de silagem de milho, de 45 mil toneladas/ano, é a maior do Brasil, segundo Mauro Ribeiro, 42, gerente geral da São José.
Durante a época da colheita, 150 caminhões transportam diariamente o milho dos 1.200 hectares de lavouras para silos de seis metros de profundidade.
Cada silo abriga 10 mil toneladas de milho e suas dimensões laterais se igualam às de campos de futebol. Só de silagem os 5.000 animais consomem cem toneladas por dia, segundo Ribeiro.
As vacas são ordenhadas três vezes ao dia (6h, 14h e 22h), em grupo de 24 animais. Fazem seis refeições diárias, à base de silagem de milho, ração concentrada e caroço de algodão.
Ao lado dos silos, a fábrica de ração, com mais de dez metros de altura, é capaz de produzir dez toneladas/hora. Atualmente, produz 600 toneladas por mês.
A fazenda consome 1 milhão de litros de água/dia, volume igual ao consumido por uma cidade de dez mil habitantes, como São Luís do Paraitinga, no interior paulista.

Texto Anterior: Rei do leite quer chegar a 50 mil l/dia
Próximo Texto: Fábrica inédita; Ingrediente da ração; Investimento japonês; Mudanças; Menos burocracia; Flores; Qualidade; Idéia italiana; Frutas; Menos imposto; Ovos; Crescimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.