São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 1996
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Maluf quer ampliar testes antipoluição

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo quer que todos os carros licenciados na cidade passem pelo teste de emissão de poluentes a partir de maio. Os 30 mil táxis e os 11 mil ônibus devem fazer dois testes por ano.
A lei em vigor hoje determina que só os veículos fabricados de 89 para cá sejam submetidos ao teste no primeiro ano do programa. O restante da frota seria incorporado ao programa em etapas.
Essas são as alterações, além da instituição de uma multa de R$ 248,61, que o Executivo pretende introduzir no programa de controle de emissão de poluentes por de veículos, aprovado pela Câmara Municipal em 95.
Cerca de 90% da poluição atmosférica que afeta a cidade é provocada pela frota.
Gláucia Savin, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, disse que o projeto de lei que será enviado ao Legislativo já está com o prefeito Paulo Maluf.
Caso a Câmara aprove o novo projeto, caberá ao prefeito determinar por decreto qual será o cronograma de implantação do teste, que deve custar R$ 18.
Gláucia disse que, se o cronograma da lei original for mantido, a qualidade do ar na cidade vai demorar para melhorar.
Se toda a frota da cidade fizer o teste, a redução na poluição -segundo Gláucia- será de 25%.
Rodízio
A prefeitura desistiu de adotar a multa de R$ 248,61 para os motoristas que não aderirem ao rodízio. A medida deve vigorar na cidade entre maio e agosto, com exceção de julho (mês de férias).
"Decidimos apostar mais no programa de controle de poluição, não no rodízio", disse Gláucia.
O governador Mário Covas enviou para a Assembléia um projeto que cria a multa de R$ 200 para quem descumprir o rodízio.

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