São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais bancos chegam à Internet

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

A presença dos bancos brasileiros na rede mundial de computadores Internet mais que dobrou nos últimos seis meses. Agora são 20, contra 9 em setembro.
As páginas também melhoraram em forma e conteúdo. O Banco do Brasil (BB), por exemplo, já adotou a linguagem "Java" para animar o aviso de que está vendendo ingressos para a fórmula Indy.
Além das mensagens institucionais, o BB destaca seus investimentos em tecnologia e divulga informações sobre leilões de imóveis.
A maioria das instituições já captou o espírito on line e vem colocando mais rápido as informações na rede, em português e inglês.
É o caso do Bradesco, que tornou público seu balanço de 1995 simultaneamente na Internet e nos jornais. E incluiu um sistema de busca em seu endereço.
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) oferece um arquivo com tudo o que um empresário precisa saber para obter um financiamento. O pedido do empréstimo pode ser feito por correio eletrônico.
Os que ainda não têm seu próprio computador de acesso (servidor) buscaram provedor. É o caso do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que está ancorado na Universidade Federal do Ceará.
No outro extremo está o Banco Icatu. Seu servidor fica em Nova York com página em inglês e alguns assuntos em português.
O endereço do Icatu oferece uma cópia do navegador "Netscape 2.0" e um shopping eletrônico.
Na página do Banco Rural, uma área de outdoors oferece informações sobre 16 empresas e seus produtos. Entre eles, imóveis em São Paulo e Belo Horizonte ou uma marina em Angra dos Reis.
Negócios pela rede ainda estão emperrados por falta de segurança. No momento, Mastercard, Visa, GTE, IBM, Microsoft e Netscape desenvolvem o SET (Secure Electronic Transactions), um método de conduzir o número do cartão de crédito de forma segura pela rede. Essa fórmula deverá estar pronta para testes no segundo semestre.
Mesmo sem o SET, a Wal-Mart, maior cadeia de varejo do mundo, prepara para abril sua estréia em vendas on line.
(LR)

Onde encontrar na Internet - Banco do Brasil: http://www.bbnet.com.br; Bradesco: http://www.bradesco.com.br;
BNDES: http://www.bndes.gov.br; BNB: http://iracema.lia.ufc.br/~hmidia/bnb; Icatu: http://www.icatu.com; Rural: http://www.br.homeshopping.com.br.

Texto Anterior: Home banking seduz clientes
Próximo Texto: No-break mantém o micro no ar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.