São Paulo, sábado, 16 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O porte do Brasil

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

FHC parece estar mesmo se tornando um líder regional. Canais como CNN em espanhol, NBC em espanhol e Telenotícias começam a cobrir as suas viagens e até entrar com imagens do dia.
Foi assim no Japão. O curioso é não haver nem registro de assuntos internos e surgirem outros, inesperados.
A NBC tomou cuidado especial com um deles.
Primeiro, notou que o Brasil deu apoio à cadeira do Japão no Conselho de Segurança, mas que o Japão deu apoio à cadeira da América Latina, sem citar o país.
E o assunto de atenção especial foi a resposta quanto à assinatura do tratado de não-proliferação de armas nucleares. Fernando Henrique disse que não assina porque o Brasil seria impedido de desenvolver tecnologia nuclear de fins pacíficos.
A resposta é conhecida. A novidade é que vem, em tais circunstâncias, no Japão, em cobertura internacional, com uma nova moldura política. O Brasil, gosta de dizer FHC, agora tem uma ação política, é um ator no teatro do mundo. Dizia ele, ontem:
- A presença do presidente no exterior fortalece o país. (...) Com o tempo todos vão perceber que um país que já tem o porte do Brasil não pode ficar fechado no seu esplêndido isolamento.
Ele quer um país forte, atuante. Daí as viagens; daí as tropas em Angola; daí, talvez, a retomada das obras de Angra 2, ainda ontem.
A usina, diz a Rede Brasil, vai consumir R$ 1 bilhão entre sete empreiteiras. A energia que gerar "é fundamental para dar confiabilidade, garantir o suprimento do Sul e Sudeste", diz o ministro.
Fins pacíficos.
História
Quinze anos depois, uma reportagem derruba a versão oficial do atentado no Riocentro. No Globo Repórter.
- Inquérito foi farsa.
Claro que foi, já foi notícia. A novidade é que a Globo deu a notícia, 15 anos depois.

Texto Anterior: Educação recebe menos que área militar
Próximo Texto: Paulo de Tarso ataca funcionário do Bird
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.