São Paulo, sábado, 16 de março de 1996 |
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Venda do Tipo cai 84,9% nos primeiros dois meses de 96 Importado da Fiat, agora fabricado no Brasil, perde mercado ARTHUR PEREIRA FILHO
Na comparação com o mesmo período de 95, a queda atinge 84,91%. Este ano, a Fiat vendeu apenas 3.565 Tipo no atacado (da fábrica para a rede de concessionários), contra os 23.627 negociados em janeiro e fevereiro de 95. A fatia de mercado do Tipo também caiu drasticamente. Em janeiro de 95, por exemplo, o Tipo bateu seu recorde de vendas (13.298 unidades) e foi responsável por 14,42% de todos os automóveis comercializados no país. Mas, no primeiro bimestre de 96, a participação do modelo caiu para 1,98%. Euforia David Reis, diretor de marketing da Fiat, diz que é difícil comparar os dois períodos. "No início de 95, havia a euforia dos importados por causa da alíquota de 20% e o Tipo estava sozinho no mercado.". A média de vendas do Tipo no segundo semestre de 95, segundo a fábrica, ficou entre 5.000 e 6000 unidades por mês. Reis disse que a queda de vendas do Tipo no início do ano já era esperada. Motivo: falta de produto. O estoque dos importados está no fim (800 unidades no início deste mês) e a produção nacional ainda não atingiu a plena capacidade. "A situação começa a mudar já a partir deste mês", afirma Reis. Mas a montadora se recusa a divulgar a capacidade de produção do Tipo no Brasil e quantos carros estão sendo fabricados atualmente. Com o aumento da alíquota do Imposto de Importação para 70%, em março do ano passado, a Fiat decidiu investir US$ 300 milhões para montar o carro no Brasil. Na Europa, o Tipo saiu de linha no final do ano passado. Pronta entrega Apesar de a fábrica afirmar que a oferta é pequena, o Tipo é encontrado nas concessionárias para pronta entrega e com desconto. Edson Batista, gerente de vendas da revenda Sinal, de São Paulo, diz que o modelo fabricado no Brasil tem desconto de até 5%. No importado, o desconto pode superar 10%, porque as revendas estão liquidando o estoque. Pela tabela sugerida pela fábrica, o modelo importado custa US$ 18.393 (não é aplicada a alíquota de 70%) e o nacional, R$ 19.600. Texto Anterior: Governo autoriza liberação do preço do querosene para aviões Próximo Texto: Mercado reage e as vendas aumentam Índice |
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