São Paulo, sábado, 16 de março de 1996
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Venda do Tipo cai 84,9% nos primeiros dois meses de 96

Importado da Fiat, agora fabricado no Brasil, perde mercado

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas do Tipo, importado da Fiat que desde novembro de 95 é produzido no Brasil, despencaram nos dois primeiros meses deste ano.
Na comparação com o mesmo período de 95, a queda atinge 84,91%.
Este ano, a Fiat vendeu apenas 3.565 Tipo no atacado (da fábrica para a rede de concessionários), contra os 23.627 negociados em janeiro e fevereiro de 95.
A fatia de mercado do Tipo também caiu drasticamente. Em janeiro de 95, por exemplo, o Tipo bateu seu recorde de vendas (13.298 unidades) e foi responsável por 14,42% de todos os automóveis comercializados no país. Mas, no primeiro bimestre de 96, a participação do modelo caiu para 1,98%.
Euforia
David Reis, diretor de marketing da Fiat, diz que é difícil comparar os dois períodos. "No início de 95, havia a euforia dos importados por causa da alíquota de 20% e o Tipo estava sozinho no mercado.".
A média de vendas do Tipo no segundo semestre de 95, segundo a fábrica, ficou entre 5.000 e 6000 unidades por mês.
Reis disse que a queda de vendas do Tipo no início do ano já era esperada. Motivo: falta de produto. O estoque dos importados está no fim (800 unidades no início deste mês) e a produção nacional ainda não atingiu a plena capacidade.
"A situação começa a mudar já a partir deste mês", afirma Reis.
Mas a montadora se recusa a divulgar a capacidade de produção do Tipo no Brasil e quantos carros estão sendo fabricados atualmente.
Com o aumento da alíquota do Imposto de Importação para 70%, em março do ano passado, a Fiat decidiu investir US$ 300 milhões para montar o carro no Brasil. Na Europa, o Tipo saiu de linha no final do ano passado.
Pronta entrega
Apesar de a fábrica afirmar que a oferta é pequena, o Tipo é encontrado nas concessionárias para pronta entrega e com desconto.
Edson Batista, gerente de vendas da revenda Sinal, de São Paulo, diz que o modelo fabricado no Brasil tem desconto de até 5%. No importado, o desconto pode superar 10%, porque as revendas estão liquidando o estoque.
Pela tabela sugerida pela fábrica, o modelo importado custa US$ 18.393 (não é aplicada a alíquota de 70%) e o nacional, R$ 19.600.

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