São Paulo, sábado, 16 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Herdeiro do cartel se entrega

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O narcotraficante Juan Carlos Ramírez Abadia, 32, herdeiro do cartel de Cali (tráfico de cocaína), se entregou ontem para a polícia colombiana.
A informação foi dada pelo diretor da polícia, general Rosso José Serrano Cadena, em Bogotá, a capital. Abadia também é conhecido pelos apelidos de "Chupeta" ou "Lolipop". A polícia não apresentou os motivos que levaram o traficante a se entregar.
Segundo policiais, Abadia tomou o controle do cartel da droga após a prisão dos principais chefes da organização, os irmãos Gilberto e Miguel Rodríguez Orejuela, e a morte de José Santacruz Londoño.
Ele assumiu a liderança do grupo junto com Juan Carlos Ortiz Escobar, o "Cuchilla".
"Espero que a ação de 'Chupeta' seja seguida por 'Cuchilla' e outros herdeiros dos chefões do cartel", disse o diretor da polícia, Rosso Cadena. "São todos jovens com menos de 35 anos de idade."
A polícia havia emitido uma ordem de prisão contra Abadia em 20 de janeiro passado. Ele é acusado de enriquecimento ilícito, agir como testa-de-ferro e delinquência.
Abadia teria sob seu comando 68 pessoas, entre advogados, contadores e 20 pistoleiros, que seriam seu braço armado, disse a polícia.
No ano passado, os chefes do cartel de Cali Henry Loayza, Víctor Patiño Fómeque e Phanos Arizabeleta se entregaram à polícia. O único traficante importante do cartel que ainda continua foragido, segundo a polícia, é Helmer Herrera.

Texto Anterior: Colômbia vai investigar 3 ministros
Próximo Texto: Israel relaxa bloqueio na Cisjordânia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.