São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suécia criou banco central

DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro banco central foi criado em 1668, na Suécia, e não teve um final feliz. Seu presidente, Johan Palmstruch, patriarca dos banqueiros centrais, foi condenado à morte, julgado responsável por dois desastres.
O banco sueco concedeu empréstimos que depois não conseguiu receber e, além disso, permitiu uma descontrolada emissão de moeda.
Ou seja, Palmstruch quebrou o banco e fez inflação, coisas que outros bancos centrais também fariam ao longo dos séculos.
Essencial
Em países de economia instável, ainda aplicando programas de estabilização, os bancos centrais têm sido considerados instrumentos essenciais.
O conceito dominante hoje atribui ao banco central o papel de preservar o valor da moeda nacional.
Para isso, comanda basicamente a taxa de juros (o preço do dinheiro), a taxa de câmbio (o preço da moeda local em relação às moedas estrangeiras) e a quantidade de moeda em circulação na economia.

Texto Anterior: Febraban teme que CPI alimente boatos
Próximo Texto: Bancos perdem com inflação baixa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.