São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado não formula propostas

LUCAS FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A crise bancária fez com que governo e Congresso se atropelassem para apresentar palpites no sentido de tornar o BC mais eficiente. Mas essa lição de casa está atrasada em mais de sete anos.
O artigo 192 da Constituição de 88 até hoje não foi regulamentado por falta de vontade política de quatro governos -Sarney, Collor, Itamar e Fernando Henrique- e pelo desinteresse do Congresso.
"O Senado nunca apresentou um projeto completo para o BC, apesar de aqui se reclamar muito da liberalidade do sistema financeiro", atesta o senador José Fogaça (PMDB-RS), encarregado pelos seus colegas de preparar, a toque de caixa, uma proposta para regulamentação do artigo 192.
Mas não é só falta de projetos. Há cinco adormecidos no Congresso desde 91. "Falta vontade política do governo, pois assim pode manter controle total sobre o BC e ainda impedir o acesso às informações da instituição, justificando seu apelido de caixa-preta", analisa o deputado José Fortunatti (PT-RS), autor de um dos projetos.

Texto Anterior: Bancos perdem com inflação baixa
Próximo Texto: Controle sobre BC também é necessário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.