São Paulo, terça-feira, 19 de março de 1996
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Brasil é alvo de empresa espanhola

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A entrada no mercado brasileiro de telecomunicações é uma das prioridades da empresa espanhola Tisa (Telefonica Internacional), para este ano. Além do Brasil, os EUA encabeçam a lista de novos mercados da Tisa.
Durante 1995, a empresa espanhola começou a se consolidar como operadora global de telecomunicações, segundo seu presidente, German Ancochea.
Na América Latina, a Tisa já atua na Argentina, Chile, Perú, Colombia, Venezuela, México e Porto Rico.
É por intermédio da filial de Porto Rico, aliás, que a Tisa pretende entrar no mercado norte-americano. Os EUA abriu, recentemente, seu mercado de telecomunicações para participações estrangeiras.
Outro atrativo no mercado americano são as autorizações que o FCC -órgão regulador das telecomunicações nos EUA- tem dado para empresas cruzarem o território do país para transmissão de dados.
A empresa fechou 1995 com lucro líquido de US$ 245 milhões, o que significa um crescimento de 17% com relação ao ano anterior. Foi este resultado que animou a Tisa a ampliar seu plano de investimento, escolhendo o Brasil como alvo principal, onde as privatizações são particularmente interessantes.
A empresa pretende atuar como provedora para redes multimídia, nas áreas de TV paga e de telefonia para unificar sua presença na América Latina.
A base para esta unificação será a filial de Porto Rico. Na Europa, a empresa conta com a subsidiária Unisource.
Segundo Ancochea, a força da empresa a colocaria em décimo lugar no ranking da Bolsa espanhola, caso a Tisa tivesse interesse. "Mas não estamos precisando de recursos adicionais agora", afirmou.

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