São Paulo, terça-feira, 19 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sambista fez filme em Lisboa

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

Antonio Moreira da Silva nasceu no Rio de Janeiro em 1902 e teve que começar a trabalhar aos 8 anos, quando seu padrasto, que sustentava a família, morreu.
Trabalhou na Cia. de Cigarros Souza Cruz e, aos 19 anos, virou motorista de táxi. É desta época a maioria das histórias sobre suas andanças pela noite carioca.
Ao entrar para a prefeitura, onde foi motorista de ambulância e de políticos, já era conhecido por cantar em bares e casas noturnas.
Gravou para a Odeon e a Columbia, do Rio. Em 1937, foi trabalhar na rádio Mayrink Veiga, onde praticamente lançou o samba de breque.
Em 1939, Moreira da Silva esteve em Portugal, onde participou de um longa-metragem, "A Varanda dos Rouxinóis", de Leitão de Barros, em que aparecia cantando sua versão para o português de Portugal de "Acertei no Milhar".
Moreira ainda faz shows mas não grava há algum tempo. "Sua fonte acabou, não existem mais malandros para compor para ele e não existem mais histórias de malandros", diz Alexandre.
(SC)

Texto Anterior: Livro revela as malandragens de Moreira
Próximo Texto: VIRGINDADE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.