São Paulo, quarta-feira, 20 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vieira não cede área à reforma agrária

Para Incra, terra é improdutiva

HELCIO ZOLINI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Agricultura recusa-se a ceder fazenda de sua propriedade em Minas Gerais para assentamento de sem-terra.
A decisão do ministro da Agricultura e Reforma Agrária, José Eduardo de Andrade Vieira, tomada há cerca de 20 dias, contraria parecer do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que considera a área improdutiva.
A Folha obteve laudo de vistoria da fazenda experimental da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em Governador Valadares (leste de MG).
A terra é considerada improdutiva desde 94, quando foi invadida por 300 famílias. A fazenda possui 1.900 hectares, dos quais cerca de 90% não estão sendo aproveitados.
A área passou a ser ocupada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, por meio de regime de comodato, em 76.
A Folha apurou que o Incra-MG possui um estudo demonstrando que seria possível assentar pelo menos 200 famílias na área.
Esse número corresponde a cerca de 20% do total de 1.096 famílias, que, de acordo com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), encontram-se acampadas às margens de rodovias no território mineiro.
Cerca de 500 colonos, liderados pelo MST, decidiram realizar, no dia 26, marcha de protesto da fazenda até Belo Horizonte.
"Não dá para engolir essa. Se for preciso, vamos marchar até Brasília. Imagina o exemplo que o governo está dando", diz Marlene Ferreira Martins, da direção do MST em Minas.

Texto Anterior: Câmara deve pedir nova investigação
Próximo Texto: Governo quer municipalizar reforma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.