São Paulo, quarta-feira, 20 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo quer municipalizar reforma

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro José Eduardo de Andrade Vieira (Agricultura e Reforma Agrária) tem pronta uma proposta que transfere do Incra para os prefeitos o cadastramento de trabalhadores rurais que queiram participar de assentamentos.
É uma forma de esvaziar o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que controla a maior parte das invasões e, ao mesmo tempo, "municipalizar" o processo de reforma agrária.
Sem citar diretamente o MST, Andrade Vieira defendeu ontem a atuação dos prefeitos nessa área e disse que os sem-terra estão "muitas vezes sob liderança de honestidade e propósitos duvidosos".
A proposta em estudo prevê convênios em que os prefeitos fariam o cadastramento e teriam em troca o apoio do Ministério da Agricultura. A adesão é facultativa.
Esse apoio representará medidas concretas, como assistência técnica da Embrapa e ajuda da Secretaria de Desenvolvimento Rural para obras como construção de estradas e pontes, segundo o ministério.
João Pedro Stédile, da coordenação do MST, disse que a proposta de Vieira é "eleitoreira".
"Estranhamos essa proposta, porque o ministro nunca se envolve com a questão da reforma agrária e em um ano de eleição municipal apresenta uma sugestão que pode iludir prefeitos", disse.
A consultoria jurídica já concluiu a proposta de portaria ministerial que vai regulamentar os eventuais convênios com prefeituras.
O ministro falou sobre o projeto durante a posse do presidente do Incra, Raul do Valle Júnior.

Texto Anterior: Vieira não cede área à reforma agrária
Próximo Texto: PMDB vai optar entre Leiva e Goldman
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.