São Paulo, quarta-feira, 20 de março de 1996
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ONG defende estudo de impacto ambiental

DA REPORTAGEM LOCAL; DE NOVA YORK

O presidente do Movimento Defenda São Paulo, Roberto Saruê, quer que a prefeitura apresente um relatório de impacto ambiental para detectar se a construção do heliporto trará algum tipo de dano para os moradores da região.
O Movimento Defenda São Paulo é uma entidade civil que discute planejamento urbano.
Saruê disse que a idéia de construir novos aeroportos na cidade tem fundamento. "O que temos que discutir é se o local é correto."
"Tem de estudar as rotas e a viabilidade ambiental do heliporto."
O movimento também propõe a elaboração de um plano diretor para a cidade. O documento indicaria quais as áreas mais apropriadas para a construção de aeroportos.
No caso de Congonhas, segundo Saruê, a falta de um plano diretor interfere até hoje na qualidade de vida dos bairros vizinhos.
A construção de prédios em volta do aeroporto não foi congelada, o que é ruim tanto para o movimento das aeronaves como para os moradores.
"Não pode acontecer a mesma coisa na região da Berrini", afirmou Saruê, ressalvando que o movimento de helicópteros é menos problemático do que o de aviões.
Nova York
O maior heliporto de Nova York tem autonomia para realizar, no máximo, três pousos por vez.
Segundo a Prefeitura, não há espaço para a construção de grandes heliportos, já que a ilha de Manhattan tem apenas 22 quilômetros de comprimento e 4 quilômetros de extensão em sua parte mais larga.
Também não há necessidade de grandes heliportos, já que a maioria dos prédios comerciais tem local próprio para o pouso, assim como os principais hospitais.
Depois de Nova York, a cidade norte-americana que tem maior número de helicópteros é Chicago. O número máximo de pousos e decolagens no maior heliporto de Chicago é de 20 aeronaves por vez.

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