São Paulo, quinta-feira, 21 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O neopentecostalismo

LUIS DE CASTRO CAMPOS JR.

O Brasil tem sofrido a influência de novos segmentos religiosos que se multiplicam a cada dia, muitos deles portadores de mensagens de cura, resolução de problemas etc. A maioria possui sua origem comum no pentecostalismo.
Os representantes de um "pentecostalismo mais antigo", que se aproximam da tipologia de igreja, são as Assembléias de Deus, a Congregação Cristã e Igreja do Evangelho Quadrangular, que foram introduzidos no início do século. Nos anos 50 e 60 surgiram as igrejas pentecostais "O Brasil Para Cristo" e "Deus é Amor".
Nos anos 70 formaram-se novos grupos, definidos como neopentecostais, cujos principais representantes são: Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja da Graça, Igreja Renascer, inovando o "marketing religioso" e conquistando uma clientela significativa.
Se os representantes do pentecostalismo "mais antigo" adotavam o rádio como meio de transmissão das suas mensagens, os neopentecostais passaram a usar a televisão. Além disso, houve uma reelaboração do discurso religioso, adaptado à sociedade de consumo onde não é proibido ao fiel "ganhar dinheiro". O cristianismo quase sempre considerou o enriquecimento algo pouco louvável.
Os neopentecostais adotam como base a Teologia da Prosperidade, importada dos EUA, cuja principal idéia é a de que o fiel, para conseguir boa posição financeira e sucesso profissional, precisa contribuir com dinheiro para a igreja.
Como nos EUA, aqui os neopentecostais conseguiram um capital que foi aplicado em emissoras de rádio, TV, construtoras, gráficas, dando à religião um caráter "empresarial". Seus líderes "inovaram" a forma de transmissão das mensagens, introduzindo uma linguagem com termos presentes na umbanda e no kardecismo.
A situação social na América Latina ofereceu um quadro favorável à sua expansão. Com uma teologia simples, o discurso neopentecostal tem atingido uma clientela que vê na religião uma forma de enfrentar as dificuldades do cotidiano.
Caso a situação social não se altere, o crescimento desses movimentos será estimulado, modificando o panorama religioso e apresentando um grande número de seitas disputando espaço se utilizando das mais diversas estratégias.

Texto Anterior: Os dramas do spa
Próximo Texto: Assassino chegou a ser detido 9 h antes do crime
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.