São Paulo, domingo, 24 de março de 1996 |
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Computador auxilia a pintura da casa
LUCIANA BENATTI
Como em todo o mundo, também no Brasil a relação entre fabricantes e consumidores de tintas decorativas muda radicalmente. Hoje, além de oferecerem cada vez mais opções de cores, as empresas investem na prestação de serviços gratuitos ao consumidor. A Tintas Renner, por exemplo, trabalha com um software que permite utilizar fotografia ou desenho da casa do cliente na escolha e na composição das cores a serem utilizadas, entre as 1.200 opções oferecidas pelo fabricante. Segundo Enderson Maia Moreira, revendedor da Renner em São Paulo, por meio desse sistema é possível até escolher as cores para os detalhes de uma fachada, como portas, batentes e grades. Basta levar uma fotografia do imóvel à loja. Já a Suvinil tem um programa que permite ao cliente escolher, entre 720 cores disponíveis, quais as que combinam com a fachada e os ambientes da sua casa. O equipamento possibilita ainda que as imagens escolhidas sejam impressas em papel e entregues ao cliente -que, com isso, ganha mais tempo para decidir. Desde 1993, a Tintas Coral oferece aos consumidores do Nordeste o Visual Color System. Importado da Itália, o software permite a visualização de fachadas e interiores, com as cores que o cliente escolher. Cores exclusivas As fábricas estão cada vez mais massificando sistemas computadorizados de misturas de tintas. Para o consumidor, as vantagens são a enorme variedade de tons e a possibilidade de obter cores exclusivas. O sistema de reprodução de cores também é mais fiel do que o das tintas tradicionais que vêm prontas de fábrica. Além disso, por meio do sistema computadorizado é possível obter diferentes tipos de tintas -látex, acrílica e esmalte- exatamente com a mesma tonalidade. Texto Anterior: Vendas de novos têm boa recuperação Próximo Texto: Executivo usa o serviço Índice |
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