São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computador auxilia a pintura da casa

LUCIANA BENATTI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A tarefa de pintar uma casa também deixa a era braçal e entra no mundo da alta tecnologia. Antes de encarar broxa, pincel e parede, o planejamento do trabalho passa agora pela tela de um computador.
Como em todo o mundo, também no Brasil a relação entre fabricantes e consumidores de tintas decorativas muda radicalmente.
Hoje, além de oferecerem cada vez mais opções de cores, as empresas investem na prestação de serviços gratuitos para auxiliar a escolha do consumidor.
A Tintas Renner, por exemplo, trabalha com um software que permite utilizar fotografia ou desenho da casa do cliente na escolha e na composição das cores a serem utilizadas, entre as 1.200 opções oferecidas pelo fabricante.
Segundo Enderson Maia Moreira, revendedor da Renner em São Paulo, por meio desse sistema é possível até escolher as cores para os detalhes de uma fachada, como portas, batentes e grades. Basta levar uma fotografia do imóvel à loja.
Já a Suvinil tem um programa que permite ao cliente escolher, entre 720 cores disponíveis, quais as que combinam com a fachada e os ambientes da sua casa.
O equipamento possibilita ainda que as imagens escolhidas sejam impressas em papel e entregues ao cliente -que, com isso, ganha mais tempo para decidir.
Desde 1993, a Tintas Coral já oferece aos consumidores do Nordeste o Visual Color System. Importado da Itália, o software permite a visualização de 36 imagens, entre fachadas e interiores, com as cores que o cliente escolher.
Segundo Sérgio Dennis Campeas, gerente de marketing da Coral, em maio será lançada em todo o país uma nova versão desse sistema, que também possibilitará ao cliente usar uma foto da sua casa para testar as combinações.

Texto Anterior: "In(ter)venções" urbanas
Próximo Texto: Executivo usa o serviço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.