São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França fará homenagens

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

Descartes vai ter festas de aniversário de todo tipo na França. Festa mesmo, como as "Noites Filosóficas" nos cafés da cidade de Poitiers (interior do país) ou as "Jornadas Descartes Para Todos", em sua cidade natal. Ou comemorações mais sérias, como duas novas e revistas edições completas de sua obra.
O professor Jean-Marie Beyssade, da Universidade de Paris, um dos maiores especialistas em Descartes, prepara para a editora Gallimard a edição crítica das obras completas do filósofo. Os textos serão publicados na série de luxo "Bibliothèque de la Pléiade". O primeiro volume deve sair em novembro.
Uma outra edição completa dos textos de Descartes será publicada na Holanda, pela editora Kluwer. O trabalho deve incluir toda a enorme correspondência cartesiana. A publicação começa em 1996 e deve terminar em 2011.
Entre as homenagens, também estão três peças de teatro. Numa delas, um ator recita o "Discurso sobre o Método". A estadia cartesiana na corte de Cristina da Suécia é o tema de outra das peças: "O Filósofo e a Rainha", de Jean-Marc Chotteau.
Na cidade onde nasceu, então La Haye, hoje Descartes, além da "Jornada Descartes para Todos", vai haver ainda teatro para o aniversário: "Descartes, o Paladino da Razão", "espetáculo de teatro popular", segundo seus criadores, Philippe Ouzounian e Gilbert Gilet.
Além de missas, concertos e o tradicional lançamento de selo, os franceses organizaram também 12 seminários acadêmicos sobre a obra cartesiana e um CD-ROM interativo: "Descartes, o Europeu".

Texto Anterior: O criador da consciência
Próximo Texto: As paixões secretas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.