São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça o robô COG projetado pelo MIT

ESPECIAL PARA A FOLHA

Um projeto em andamento no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), sob a direção dos computólogos Rodney Brooks e Lynn Andrea Stein, pretende fabricar um robô humanóide completo. É o projeto Cog. O robô Cog está sendo projetado para simular não só a forma, mas sobretudo o pensamento e os sentimentos humanos. O maior desafio da equipe é criar uma inteligência humanóide capaz de interagir com o mundo.
O que é?
O Cog é um protótipo de robô humanóide (andróide) -o mais avançado da história da humanidade. Apesar de ter a forma de um homem, o Cog consiste num conjunto de sensores e atuadores, os quais simulam a dinâmica sensório-motora do corpo humano.
O Cog será equipado para ter interações naturais com seres humanos e com o meio ambiente. Pessoas comuns, não treinadas, serão designadas para ensinar ao Cog as coisas mais simples do dia-a-dia, assim como ocorre com uma criança. Até o momento, tem cérebro, cabeça, tronco, braços, pinças no lugar dos braços e sistemas de visão e de controle motor.
Como "crescerá"?
O Cog não será desde o início um adulto, embora tenha o tamanho de um adulto. Está sendo projetado para passar por um período de infância artificial, no qual terá de aprender com a experiência e se ambientar com o mundo. Será protegido como uma criança, embora tenha sistemas de segurança.
O que será inato no Cog?
O Cog nascerá com um software de reconhecimento facial. Faces surgirão para ele como um item de especial interesse entre os outros objetos. O Cog terá uma "mãe", a ser escolhida entre as estudantes graduadas do projeto. Ele a reconhecerá como tal e será programado para fazer de tudo para que ela não saia de seu lado, assim como faz uma criança.
Tudo o que não for desde o início fixado como inato, mas for aprendido com a experiência, será programado como inato na segunda versão do Cog, o Cog-2. Deste modo, as várias versões do Cog percorrerão os milhões de anos de evolução do homem em poucos anos de laboratório.
Como é o sistema nervoso?
O complexo de computadores que está sendo construído para servir como plataforma para o sistema nervoso artificial do Cog corresponde a 64 Macintosh reunidos em uma arquitetura paralela. São 239 nós de processamento -ainda que até o momento apenas oito estejam em uso. O cérebro e o sistema de captura de vídeo do Cog ocupam dois racks localizados próximo do console de controle do robô. A linguagem de programação do Cog é a linguagem L, uma nova versão (de Rodney Brooks) da linguagem Lisp, criada por John McCarthy.

Texto Anterior: Filósofo Daniel Dennett defende que homens são robôs biológicos
Próximo Texto: Entenda como é a máquina Deep Blue
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.