São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faltam quadros ao PSDB

Faltam quadros ao PSDB
FERNANDO RODRIGUES
Brasília _

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - Faltam quadros ao PSDB. Isso atormenta o presidente Fernando Henrique Cardoso.
O desejo de FHC é ter um candidato forte para disputar a Prefeitura de São Paulo e instituir a figura de um operador político. Faltam nomes.
A escassez de opções gera alguns cenários que podem ser consumados no primeiro semestre. A saber:
1) Operador político - é esse o termo. Articulador será sempre FHC. O operador executa. Dois nomes de aparente menor calibre começam a ficar fortalecidos.
Publicamente, ganha força Luiz Carlos Santos (PMDB-SP), líder do governo na Câmara. Nos bastidores, sobe a estrela de José Gregori, chefe de gabinete do Ministério da Justiça.
Santos suou na aprovação da Previdência. Gregori, todos sabem na Justiça, foi o emissário que levou a FHC a saída para barrar juridicamente a CPI dos Bancos: tirou do fundo do baú um parecer que Saulo Ramos fez para José Sarney sepultar uma outra CPI.
2) Prefeito de São Paulo - o presidente continua a esperar a decisão de José Serra. O ministro é visto como a única opção de peso dos tucanos.
Sérgio Motta foi descartado. É considerado um candidato de risco. Não apenas por ser desconhecido do eleitorado. Seria, também, mais atacável do que José Serra, na opinião do Planalto.
A opção de candidato de consenso com Paulo Maluf é a última da lista. Amigos de FHC dizem que Maluf falou em Paulo Renato sem base para isso. Nem sequer sabia que o ministro da Educação é inelegível em São Paulo, pois tem título eleitoral de Campinas.
É natural que FHC se preocupe com a dificuldade de encontrar nomes em seu próprio partido.
Afinal, fica cada vez mais claro que o PSDB existe apenas por causa do Plano Real. E que o partido do governo é o PFL. E que FHC só continua tranquilo porque o PFL o ajudou a perder o pudor para distribuir cargos e verbas.

Texto Anterior: Habeas corpus
Próximo Texto: Homo brasiliensis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.