São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Choque em protesto fere seis

HELCIO ZOLINI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um choque entre estudantes e PMs na manhã de ontem na Esplanada dos Ministérios deixou seis pessoas feridas -quatro manifestantes e dois policiais. Quatro estudantes foram presos e levados para o 2º DP de Brasília.
Os feridos foram medicados e liberados. Os estudantes presos foram libertados no início da tarde. O governador do DF, Cristovam Buarque (PT), afastou o comandante de operações, Valmir Vieira.
Os estudantes pediam a instalação imediata de uma CPI para investigar os bancos e protestavam contra a política educacional de FHC. O ato começou por volta das 11h, com uma passeata ao longo da Esplanada dos Ministérios.
A Secretaria de Comunicação Social do governo do DF reconheceu que a tropa destacada para acompanhar o ato não estava treinada para atuar nessas ocasiões.
O ato, organizado pela UNE (União Nacional dos Estudantes) e pela Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), reuniu cerca de 2 mil pessoas, para a PM, ou 10 mil, segundo organizadores.
O tumulto teve início depois que o grupo parou em frente ao Palácio do Planalto e começou a vaiar.
Quando voltou para a Esplanada, o pelotão de choque tentou impedir a continuação do movimento.
Os policiais batiam com cassetetes, e os estudantes revidavam com pedras, paus e bandeiras. O diretor da Ubes, Ronaldo Carmona, disse que "estranhos devem ter se infiltrado entre os estudantes".

Texto Anterior: BC confirma investigação sob o Excel
Próximo Texto: 'Não vou entrar em polêmica'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.