São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moacyr Scliar vende direito de romance

'O Centauro no Jardim' pode ser filme

FERNANDA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

A produtora norte-americana Addis-Wechsler comprou a opção de filmagem do romance "O Centauro no Jardim", do escritor gaúcho Moacyr Scliar.
Alfonso Arau, diretor de "Como Água para Chocolate", está sendo cogitado para levar às telas a adaptação do livro de Scliar.
"Por enquanto está tudo no território do provável. A indústria cinematográfica sempre tem essas incógnitas", disse o escritor.
"O Centauro no Jardim", de 1980, é sobre "o conflito de identidade", disse Scliar. Conta a história de um centauro, que nasce de mãe mulher, na região de colonização judaica no Rio Grande do Sul. Ele cresce, conhece uma centaura e se apaixona.
Os dois viajam ao Marrocos, onde se submetem a uma operação para se tornarem bípedes. Mas, no fundo, continuam centauros.
Com toques de realismo mágico, o romance se encaixa na mesma estética de "Como Água para Chocolate", livro de Laura Esquivel.
A adaptação do livro de Esquivel, dirigida por Alfonso Arau, ex-marido da escritora, rendeu US$ 40 milhões de bilheteria no mundo todo (US$ 22 milhões só nos Estados Unidos). O sucesso de "Como Água para Chocolate", de 1993, levou o mexicano Arau a receber vários convites para dirigir em Hollywood. No ano passado, realizou "Caminhando nas Nuvens" com Keanu Reeves.
Produtora
A produtora americana Addis-Wechsler, que comprou a opção do romance, é responsável por filmes como "O Jogador", de Robert Altman, e "sexo, mentiras e videotape", de Steven Soderbergh.
Scliar disse que não sabe ainda quanto vai receber. "O meu agente está negociando isso. Mas por enquanto eles compraram só a opção do filme, o que não é muito dinheiro", disse o escritor.
Segundo ele, uma das produtoras que trabalham na Addis-Wechsler leu seu livro e há bastante tempo vem fazendo campanha pelo filme.

Texto Anterior: Inverno Zoomp pasteuriza tendências da moda jovem
Próximo Texto: Shaun Ryder retorna com Black Grape
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.