São Paulo, sexta-feira, 5 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sócio de fora é investigado

DA REPORTAGEM LOCAL

O parceiro estrangeiro do novo Excel Econômico, o banco suíço UBP (Union Bancaire Privée), é conhecido por atender a clientes endinheirados e conta com um invejável patrimônio de cerca de US$ 24 bilhões.
O UBP deve investir R$ 70 milhões para se tornar acionista do novo banco. Mas ainda depende de autorização do governo brasileiro.
Lavagem de dinheiro
Apesar de aparentemente não haver nenhuma prova do envolvimento do banco, executivos ligados ao UBP estão presos desde novembro de 94, nos EUA, acusados de lavagem de dinheiro e remessa ilegal dos recursos para a Suíça.
O ex-diretor de contabilidade do UBP, Jean-Jacques Handali, se declarou culpado das acusações e, desde fevereiro, ajuda a polícia norte-americana, em troca de uma pena menor, a desvendar o esquema do qual participava.
O outro executivo é o gerente de investimentos Jeckiel Valero.
O presidente do Conselho de Administração do UBP, Edgard de Picciotto, já afirmou que apenas Handali era formalmente ligado ao banco suíço.

Texto Anterior: Excel não assume crédito imobiliário do Econômico
Próximo Texto: Excel prepara demissões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.