São Paulo, sexta-feira, 5 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção industrial cai 6,4%, diz IBGE

Recuo é verificado na comparação com fevereiro de 95

DA SUCURSAL DO RIO

A produção industrial brasileira caiu 0,5% em fevereiro, em relação a janeiro. Também houve queda em comparação com fevereiro do ano passado (6,4%). Nos últimos 12 meses, a queda foi de 1,9%.
Os dados da pesquisa industrial mensal do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a principal queda em relação a janeiro foi na indústria de alimentos (6%), que representou 1% do índice total.
Mesmo havendo queda na produção industrial total, 12 dos 20 ramos industriais registraram aumento de produção em relação ao mês de janeiro, informa o IBGE.
O ramo que apresentou maior crescimento foi o de metal-mecânica, que cresceu 4,4%. Outros crescimentos expressivos foram de mobiliário, que aumentou 3,9%, e de têxtil, com 2,9%.
As maiores quedas de fevereiro sobre janeiro foram na área farmacêutica, com 9,1% e perfumaria, velas e sabões, com 8%.
Os bens de consumo semiduráveis e duráveis apresentaram queda de 0,8%. Já os bens de capital (máquinas e equipamentos) cresceram 7,2%; os bens intermediários (utilizados para confecção de outros bens) aumentaram 2,7%.
Ajuste sazonal
Para o IBGE, os resultados se devem à sustentação da demanda por bens de consumo de menor valor (consequência da manutenção do poder de compra das pessoas de baixa renda) e ao aumento da importação de matérias-primas e componentes para a indústria.
O IBGE lembra que o ajuste sazonal vem puxando o índice para baixo no primeiro semestre e que, como os fatores sazonais se anulam no período de um ano, a tendência é que haja crescimento no segundo semestre do ano.

Texto Anterior: O ocaso das empreiteiras
Próximo Texto: Governo quer mudar dedução do IR de créditos duvidosos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.