São Paulo, sexta-feira, 5 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo quer mudar dedução do IR de créditos duvidosos

Arrecadação do imposto já registra queda neste ano

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo estuda a possibilidade de entrar com ação direta de constitucionalidade no Supremo Tribunal Federal para colocar fim à disputa entre os bancos e a Receita Federal sobre a dedução no Imposto de Renda (IRPJ) dos créditos duvidosos -sem retorno garantido à instituição financeira.
As liminares concedidas pela Justiça aos bancos permitem que eles deduzam do IRPJ um valor até cinquenta vezes superior àquele estabelecido pela legislação.
Por causa dessas liminares, a arrecadação do IRPJ dos bancos caiu 43,38% em fevereiro último, em relação ao mesmo mês de 1995.
O mesmo efeito é causado na arrecadação da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das instituições financeiras, que também caiu 50,58% em fevereiro deste ano contra o mesmo mês de 1995. Se o quadro não for revertido, a arrecadação do IRPJ dos bancos poderá cair significativamente.

Texto Anterior: Produção industrial cai 6,4%, diz IBGE
Próximo Texto: Venda de "popular" bate recorde mensal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.