São Paulo, sexta-feira, 5 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiat consegue flexibilização

DANIEL BRAMATTI
DE BUENOS AIRES

A Justiça argentina deu sinal verde para um acordo entre a Fiat e o Sindicato dos Mecânicos que flexibiliza regras de salários, horário de trabalho e férias.
O acordo havia sido contestado pela UOM (União Operária dos Metalúrgicos) que alegou falta de legitimidade do Sindicato dos Mecânicos. A Justiça de primeira instância suspendeu as negociações, mas a Corte Suprema anulou a medida.
A Fiat havia condicionado investimentos de US$ 600 milhões em sua fábrica de Córdoba à retirada dos obstáculos jurídicos ao acordo.
Executivos da empresa chegaram a pedir apoio ao presidente Carlos Menem.
O acordo prevê jornada de 44 horas semanais, sem especificar horário. Em caso de necessidade, a linha de montagem funcionando em três turnos diários.
O salário será menor do que o pago por outras montadoras. A acordo é válido até o fim de 1998. O aumento máximo de salários nos dois últimos anos do convênio foi fixado em 15%.
Haverá prêmios de produtividade, variáveis segundo o desempenho econômico da empresa. Quando as férias superarem 14 dias, a Fiat poderá concedê-las em partes. (DB)

Texto Anterior: Dissidente critica truculência
Próximo Texto: Petrobrás quer novo aumento da gasolina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.