São Paulo, sexta-feira, 5 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biografia coincide com a traçada pelo FBI

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Theodore Kaczynski, 53, pode não ser o Unabomber. Mas, exceto por alguns detalhes, sua biografia se encaixa com exatidão ao perfil do terrorista composto pelo FBI nos últimos 18 anos.
Ele nasceu num bairro operário nos subúrbios de Chicago, Meio-Oeste dos EUA. Foi aluno brilhante no primeiro e segundo graus, com grande interesse em ciências e muita habilidade para lidar com produtos químicos.
Ganhou uma bolsa para estudar na Universidade Harvard, uma das melhores do país, onde, aos 20 anos, bacharelou-se em matemática. Obteve o doutorado em matemática na Universidade de Michigan quando tinha 25 anos.
Na opinião de diversos professores e colegas, Kaczynski era um dos mais promissores matemáticos dos EUA na década de 60. Obteve, sem problema, um lugar no corpo docente da prestigiosa Universidade de Berkeley em 1967.
Mas, dois anos depois, Kaczynski se demitiu da universidade e desapareceu dos círculos acadêmicos. Morou alguns anos em Salt Lake City, Utah, oeste do país, e há 12 anos se mudou para Lincoln, Montana, na mesma região.
Sua casa era uma cabana de madeira feita por ele próprio, numa colina a 8 km do centro da cidade, próximo ao rio Blackfoot, região celebrizada pelo filme "Nada é Para Sempre" ("A River Runs Through It"), de Robert Redford.
O casebre (de 3 m x 3,5 m) não é servido por energia elétrica, água corrente ou esgoto. Kaczynski não tinha automóvel, só uma bicicleta.
Ele parecia não ter amigos entre os vizinhos ou na cidade de Lincoln, cuja população chega ao pico no verão: 3.000 habitantes.
Era conhecido apenas pelos funcionários da biblioteca local, que ele frequentava com grande assiduidade.
Em Harvard, Michigan e Berkeley, Kaczynski também parece não ter feito amigos. Muitos colegas se lembram dele por causa da alta qualidade do seu trabalho, mas afirmam não recordar nada sobre a pessoa.
Agentes do FBI dizem que a única surpresa na biografia do possível Unabomber é o local de sua moradia: eles esperavam encontrá-lo na região norte da Califórnia, Costa Oeste do país, não em Montana.
(CELS)

Texto Anterior: Suposto Unabomber é indiciado
Próximo Texto: IRA afirma que não vai retomar o cessar-fogo; Líbia quer fazer armas químicas, dizem EUA; Baleado argentino que teria tomado bebês; Québec investiga seita do Templo Solar; Editora decide cancelar biografia de Goebbels
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.