São Paulo, sábado, 6 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peça satiriza vida de Stein e Picasso

MÔNICA RODRIGUES COSTA
EDITORA DA FOLHINHA

"Gertrude Stein, Alice Toklas & Pablo Picasso" escolheu a comédia para representar parte da vida e a amizade entre esses personagens.
A peça tem texto de Alcides Nogueira e direção de Antonio Abujamra e Marcio Aurelio. No elenco, Nicette Bruno, Clarisse Abujamra e Francarlos Reis.
O enredo é biográfico e procura transmitir a inquietação em Paris, na época em que Picasso frequentava a casa de Stein e Toklas. Para Picasso, tratava-se de reconfigurar a representação: "Porque então estava trabalhando sem modelo algum. O que eu procurava era outra coisa" ("Picasso, Criador e Destruidor", Best Seller).
Para Stein, relação entre pensamento e linguagem. Suas palavras se repetem, esvaziam e recobram o sentido, como na passagem sobre o amigo: "Picasso sempre esteve tomado pela necessidade de se esvaziar, de se esvaziar inteiramente, de sempre se esvaziar, ele está tão cheio que toda a sua existência é a repetição de um total esvaziamento, ele precisa se esvaziar, ele nunca pode se livrar de ser espanhol, mas ele pode se livrar do que criou.
Então todo mundo diz que ele muda, mas nas verdade não é isso, ele esvazia a si mesmo e no momento que está completamente vazio ele precisa esvaziar tudo de novo, ele completa a si mesmo de novo tão rapidamente." ("Picasso", Nova York, Dover, tradução livre).
Se tomarmos os artistas como parâmetro, o espetáculo não busca linguagem análoga no texto ou na cenografia. O texto traz passagens famosas da vida de Stein e Picasso, fundindo-as com citações de fatos culturais brasileiros.
Ainda que tais fatos digam respeito a certa vanguarda brasileira, como tropicalismo ou poesia concreta, não correspondem, com igual intensidade, ao momento vivido pelos personagens. Mas a fusão dá o tom de comédia, parte do que já é conhecido do público, por isso provoca risos.
Clarisse Abujamra faz caricatura de Toklas. Soa estranho Toklas, conhecida por sua culinária sofisticada, ensinar receitas de Ofélia. Nicette Bruno está à vontade, fluente. Mas toma distância na interpretação, mais apresenta Stein do que a encarna. Reis, em estilo seco, está mais próximo do emblema Picasso. Mas falta no cenário a marca do pintor.

Peça: Gertrude Stein, Alice Toklas & Pablo Picasso
Direção: A. Abujamra e Marcio Aurelio
Elenco: Nicette Bruno, Clarisse Abujamra e Francarlos Reis
Onde: Centro Cultural São Paulo, sala Jardel Filho (r. Vergueiro, 1.000, tel. 277-3611)
Quando: Quinta a sábado, às 21h30; domingo, às 20h30
Quanto: R$ 8,00; gratuito às quintas

Texto Anterior: Assista 'O Mambembe' pelos novos comediantes
Próximo Texto: O talento brasileiro que seduz Galliano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.