São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anbid estuda divulgar risco

DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo da Anbid (associação que reúne os bancos de investimento) estuda os critérios para a divulgação de uma listagem dos fundos que passaria a ter como base a relação risco e retorno.
"Ainda estamos em fase de modelagem", diz César Sizenando, vice-presidente da entidade e do Unibanco.
"Se tudo correr bem, já no início do segundo semestre, passaremos a divulgar além das cotas e do patrimônio, essas estatísticas para os fundos", afirma.
Para Sizenando, a divulgação desses números deve contribuir para a educação do investidor.
É que, daqui para frente, com a estabilidade se consolidando e os juros ficando mais civilizados, uma parcela dos investidores terá de admitir correr um risco maior se desejar uma rentabilidade idem.
Ou como prefere Ibrahim Eris, atualmente sócio da Linear Administradora de Patrimônio, "o apetite por risco deve crescer."
O problema é que esse novo estágio não pode se dar em uma espécie de vôo cego.
O investidor deve ter acesso e interesse de checar os dados que vão lhe mostrar se o risco que está correndo é ou não aceitável e também se o risco é ou não compatível com a possibilidade de retorno.
A divulgação da listagem vai permitir ainda, como lembra Walter Brasil, que se deixe de comparar fundos que têm características absolutamente diferentes, como acontece hoje, apenas levando em conta a rentabilidade.

Texto Anterior: CDB próprio pode somar 20%
Próximo Texto: No aguardo; Fazendo eco; Voz isolada; Modernização de portos; Resultado no balanço; Sem caixa; Seguro olímpico; Foco local; Pense grande; Sem abertura; Outra atividade; É inseguro; Na prática; Na estrada; Leite fervendo; Contato assegurado; Novo investimento; Ramos lucrativos; Segmentos favoráveis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.