São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o sistema Tierra

ESPECIAL PARA A FOLHA

As fotos acima explicam, do alto para baixo e da esquerda para a direta como funciona o sistema Tierra. Na primeira, o ambiente digital: programas auto-replicantes de computador (objetos geométricos coloridos) ocupam a memória do computador (fundo laranja). As mutações (relâmpagos) causam mudanças aleatórias no código. A morte (caveira) elimina programas velhos ou defeituosos.
A segunda foto mostra o programa ancestral: um auto-replicante que é usado para inicializar o sistema. Ele consiste de três "genes" (objetos sólidos verdes). O processador (esfera verde) está executando código no primeiro gene, o que faz com que o programa meça a si mesmo.
Em seguida vê-se como um Parasita (objeto azul com duas partes) usa seu processador (esfera azul) para se auto-replicar pela execução do código no terceiro gene de um outro organismo (verde) que está nas imediações, produzindo um parasita filho (objeto de duas partes representado em estrutura de arame).
Na última foto, um hiper-parasita (objeto vermelho de três partes) rouba o processador de um parasita (esfera azul). Usando o processador roubado e o seu próprio (esfera vermelha), ele se torna capaz de produzir dois filhos simultaneamente (objetos em estrutura de arame à esquerda e à direita).

Texto Anterior: Um mundo natural no computador
Próximo Texto: Aumenta número de fumantes nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.