São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORCOS; MEDICINA; A PALAVRA; DINOSSAURO; SAÚDE; ASTRONOMIA; GEOGRAFIA

PORCOS
Porcos domésticos podem ficar mais limpos, mais "ecológicos" e exalar menos odor se forem alimentados com uma dieta pobre em proteínas, segundo cientistas do Centro de Pesquisas Agrícolas Adas. Segundo eles, a dieta reduz a emissão de amônia no ar em 60% e compostos de amônia nas fezes em 40%. De acordo com eles, o nitrogênio na forma de amônia é a maior fonte de poluição do solo. Os pesquisadores substituíram a proteína pura por uma mistura de aminoácidos, os tijolos básicos que formam as proteínas.

MEDICINA
Pesquisadores da Universidade de Washington (EUA) dizem ter encontrado uma ligação entre uma bactéria que causa infecção respiratória e aterosclerose, doença caracterizada pela formação de placas de gorduras na parede das artérias. Os cientistas encontraram material genético da bactéria Chlamydia pneumoniae nas placas gordurosas. Segundo os pesquisadores, o micróbio pode favorecer o aparecimento de tais placas. Pacientes com doenças arteriais coronarianas normalmente desenvolvem anticorpos contra o micróbio.

A PALAVRA
"A luz das estrelas fixas é da mesma natureza que a luz do Sol." Isaac Newton (1643-1727), físico britânico

DINOSSAURO
Cientistas do Laboratório Nacional Sandia estão ajudando paleontologistas a simular o som de um dinossauro que teria vivido no Novo México (EUA) durante o período cretáceo, há cerca de 135 milhões de anos. O dinossauro, Parasaurolophus, vegetariano, provavelmente produzia um som semelhante ao do trombone quando fazia passar ar por passagens nasais que serviam como caixas de ressonância. Os cientistas usaram análises de raios X de um crânio do réptil para recriar o som.

SAÚDE
Tropas dos EUA expostas ao agente laranja, um desfolhante usado na guerra do Vietnã, podem ter maior risco de desenvolver desordens neurológicas, segundo estudo publicado pela Academia Nacional de Ciências (EUA). Os resultados confirmam estudo anterior feito em 1994, que mostra que os homens que lutaram na guerra têm mais chance de desenvolver um tipo de câncer chamado linfoma não-Hodgkin. Segundo os pesquisadores, da Universidade de Pittsburgh (EUA), os filhos desses homens também têm mais chance de ter um tipo de desordem conhecida como espinha bífida.

ASTRONOMIA
Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica, de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão. Editora Nova Fronteira (r. Bambina, 25, Rio de Janeiro, CEP 22251-050, tel. 021/537-8770) 976 págs. R$ 69.
A segunda edição do dicionário apresenta 5.000 novos verbetes, além dos 20 mil originais, ampliados e atualizados. O dicionário, ilustrado, é o primeiro do gênero no mundo.

GEOGRAFIA
Geografia e Modernidade, de Paulo Cesar da Costa Gomes. Editora Bertrand Brasil (av. Paulista, 2073, conj. Nacional, Horsa 1, sala 1301, São Paulo, CEP 01311-300, tel. 011/285-4941). 366 págs. R$ 28.
A obra discute a relação entre o projeto da modernidade e a construção de uma ciência geográfica.

Texto Anterior: A falsa medida das drogas
Próximo Texto: Estudo do aquecimento requer tempo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.