São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Neocomunista tem duas caras

The Wall Street Journal
de Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

O rosto apresentado ao mundo pelos neocomunistas russos é o de Guennadi Ziuganov, que reza o credo capitalista para o Ocidente e o comunista para seus eleitorados, diz reportagem do "Wall Street".
Ele propõe tirar o país da crise "democraticamente, pacificamente, sem nenhum confronto", falando por outros membros do partido que raramente aparecem.
Ao encontrar os homens por trás dele, porém, sua missão fica clara: restaurar a URSS, afirma o "WSJ".
Líder das pesquisas de opinião para as eleições de 16 de junho, Ziuganov tem boas chances de ser o próximo presidente da Rússia.
Entre os líderes do Partido Comunista por trás de Ziuganov estão o ex-presidente do Parlamento russo Anatoli Lukianov, que participou da tentativa de golpe contra Mikhail Gorbatchov, em 1991.
Alguns neocomunistas admitem que, se necessário, usarão violência para impor seu programa. Alexander Shabanov, dirigente do Politburo, diz que os planos devem gerar "resistências de alguns grupos econômicos", o que seria respondido com o "uso da força".

Texto Anterior: Sharon mentiu no Líbano, diz israelense
Próximo Texto: Martin Sheen é detido em manifestação; Termina exumação de sérvios da Bósnia; Diplomatas negros são indenizados nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.