São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

devagarinho é mais gostoso!

JOSÉ SIMÃO

Dorival Caymmi, um baiano de carteirinha. Que não mora na Bahia. Mora no Rio das Ostras. Pra ser baiano não precisa morar na Bahia. Nem precisa ser baiano. A Bahia é um estado de espírito.
Diz que foi ele quem ensinou a Carmen Miranda a revirar os olhinhos. E aí ela revirou o resto. E virou baiana! E um dia perguntaram pro Caymmi o que ele seria se fosse mulher. "Dadêra!", respondeu ele. Não é maravihoso? Isn't it amoroso?
E diz que ele demorou 30 anos pra compor Maricotinha. Demorou, não. Durou! Durou 30 anos. Na Bahia não se usa o verbo demorar. Na Bahia é tudo "pra semana". E aí Caymmi, já compôs Maricotinha? Pra semana. E aí Caymmi, a Maricotinha tá pronta? Pra semana! E o mar tem pressa?
Outra coisa na Bahia que eu adoro é "aproveita que você tá em pé e me traz um copo d'água". Sendo que sempre a única pessoa que tá em pé é você!
E tá na cara que o Caymmi não deve sair muito de casa. É o que hoje chamam de "houser". Bem, se eu tivesse uma filha animada como a Nana, eu também nem saía de casa. Só ficava esperando ela chegar gritando: "Saravá!"
E eu tenho um conselho pra dona Stella quando ela quiser que o Caymmi saia um pouco de casa: bota a rede pra lavar. Rarará! Enquanto a rede não tiver seca, ele não volta. Rarará!
Além da rede, um dos lugares prediletos do Caymmi é uma poltrona com ventilador. Uma amiga minha entrou num banco em Ipiaú, na Bahia, e mostrou o cartão VIP esperando um atendimento rápido. Aí eles sentaram ela numa cadeira e botaram um ventilador em cima. Em vez dum atendimento rápido, deram um atendimento VIP. E não é uma delícia isso? Tá reclamando de que?
O Caymmi é dengoso como vatapá sem osso. Comida baiana não tem osso. Nem precisa mastigar. Nada de violência. Só malemolência. Devagarinho é mais gostoso! Ou não é?
E o Caymmi deve ser como eu. Toda vez que me convidam pralgum lugar, eu grito: "Vai indo que eu não vou". Rarará! Assinado Macaco Simão! O Caymmi tem o ritmo do mar. Sem ondas, please!

Texto Anterior: Dorival Caymmi
Próximo Texto: É dez!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.