São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
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Franquias de confecção exigem análise e cautela

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O charme das lojas de confecções atrai muitos empreendedores. Mas abrir uma franquia no setor requer atenção ao profissionalismo da empresa para que o sonho não se transforme em pesadelo.
Em todos os ramos do segmento, há no mercado mais de 160 marcas franqueadoras, segundo o Instituto Franchising (registros de 95).
Porém, em 94 -último dado disponível-, a mortalidade ficou em 11,97% -das 131 empresas atuantes no início do ano, 14 deixaram o franchising. Deste total, 8 desistiram de franquear, 5 fecharam e 1 alegou outras razões.
Um dos principais problemas das franquias de vestuário, segundo consultores, é que o dono às vezes "empurra" o estoque.
"O franqueador que empurrar estoque está condenado", diz Roberto Cintra Leite, 53, diretor da Cintra Leite & Associados.
A Club Sportswear é uma das empresas com critérios para reposição de estoques. Rinaldo Serra, 29, diretor, afirma que o estoque mínimo para a abertura da loja é de 600 peças, ou R$ 15 mil.
Marcelo Cherto, 41, presidente do Instituto Franchising, afirma que a imposição de cotas de compras é a confissão da ineficiência.
Na Diversa, o estoque inicial varia de 1.500 a 2.000 peças, correspondentes a R$ 28 mil. Segundo Carlito Spinola, 49, franqueador, as reposições são mensais, e a margem de lucro bruto, de 25%.
Ana Maria Almeida Pires, 26, gerente de franquia da Corpo e Arte Underwear, diz que o estoque inicial para uma loja é de 1.000 peças.
"Na década de 90 está havendo a depuração do setor", diz Celina Kochen, 35, diretora da Associação Brasileira de Franchising.
Conhecer o estágio de desenvolvimento de uma franquia é importante para que o empreendedor compreenda os serviços que irá receber do franqueado. Existem franquias de primeira, segunda e terceira geração.
Tânia Cristina Pereira Paris Ávila, 35, sócia de uma loja Marrom Glacê no Barrashopping (RJ), diz que teve seis meses de treinamento e suporte permanente. "A empresa resolve qualquer dúvida."
Iniciantes
A rede Guess, dos EUA, chegou no país em 1992 e já tem cinco lojas próprias. Segundo Maurício Saad, 34, diretor comercial da Intermod Participações, que detém os direitos da marca do país, a intenção é começar a franquear neste ano.
Outra empresa que deve começar a franquear é a Zapping, marca que pertence à Zoomp, com cerca de 70 lojas. A Zapping tem três lojas próprias que, segundo Alexandre de Freitas, 34, gerente de franchising da Zoomp, estão sendo usadas para avaliação do mercado.

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