São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
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Como montar uma videolocadora?

Anderson F. Diniz (São Paulo, SP)

Quem está interessado em entrar no ramo de videolocadora deve fazer uma pesquisa de mercado no bairro ou região em que pretende montar a empresa.
A pesquisa deve identificar o potencial de consumidores do seu futuro negócio, checar suas preferências e hábitos e, finalmente, confirmar os concorrentes.
O empreendimento deve estar localizado em um imóvel de pelo menos 60 m2.
Para equipá-la, é preciso ter um telefone comercial, um microcomputador, seis expositores de fitas, uma televisão, um videocassete, arquivo e material de escritório. Além disso, é preciso ter um estoque inicial de 2.000 fitas.
O investimento inicial é de R$ 35 mil. O faturamento médio mensal do empreendimento varia de R$ 3,5 mil a R$ 10 mil, conforme o volume de locação.
Para colocar a locadora em funcionamento, é preciso ter pelo menos três pessoas trabalhando, inclusive o dono.
O tempo de retorno do investimento fica em torno de seis meses a um ano.
O risco do negócio é grande, pois é uma atividade que exige muito profissionalismo. Outro fator que deve ser levado em conta é a margem de lucro das locações, que foi muito reduzida nos últimos anos.
Sendo assim, o negócio só compensa se for muito bem administrado e estiver localizado em ponto comercial estratégico.
Para driblar esses e outros problemas, muitas locadoras de vídeos estão diversificando os serviços de seus estabelecimentos, com aluguel de videogames e de compact-disc.
Para adquirir o estoque, os distribuidores de fitas de vídeo exigem um cadastramento prévio para as três primeiras compras, quando o pagamento deve ser feito à vista. Depois de aprovado o cadastro, é possível faturar as compras em 30 e 60 dias.
A legislação proíbe a circulação de fitas alternativas ou "piratas" e prevê multa, apreensão das fitas e até a interdição do estabelecimento para quem comercializa fitas que não tenham etiqueta do órgão regulamentador.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

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