São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
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Modelo 145 tem ótimo desempenho

DA REDAÇÃO

Primo-irmão do Tipo, o Alfa Romeo 145 mostra que a "educação" certa pode mudar membros de uma mesma família da água para o vinho. É difícil dizer que os dois são parentes.
O 145 frequentou escola que incentiva atividades atléticas e comportamento refinado. O Tipo ficou em um colégio acanhado.
A pitada certa de tecnologia e de vocação faz a diferença entre Fiat e Alfa Romeo -apesar de as duas integrarem a mesma empresa. Nenhum Tipo chega perto do comportamento esportivo do 145.
Seu desenho também é bastante incomum. Frente, lateral e traseira são completamente diferentes dos carros de sua categoria.
Seguindo a tradição da marca, o 145 pede para ser dirigido velozmente. Estável e com direção precisa, não dá sustos no motorista.
Com 150 cavalos no motor, acelera muito forte, mas, pelos números de fábrica, não o bastante para deixar para trás o Gol GTI 16V.
O esportivo da VW chega aos 100 km/h em 8,8 segundos, contra 9 segundos da versão Quadrifoglio (mais brava) do 145. Em velocidade máxima, o italiano vence.
A vantagem volta a ser alemã nas trocas de marcha. A alavanca de câmbio do Gol permite movimentos mais curtos do braço e é mais precisa.
Estabilidade
Dirigindo apenas no asfalto ultraliso do autódromo de Interlagos, não é possível saber como o 145 se comporta nos buracos e irregularidades das ruas de verdade.
Sem obstáculos, o carro se sai muito bem. Curvas curtas levam a uma facilmente contornável tendência a sair de traseira.
Nas mais longas, as suspensões independentes nas quatro rodas garantem que o carro fique agarrado o tempo todo. Para um esportivo importado, o preço do 145 não é exagerado. A versão normal custa a partir de US$ 31,8 mil.
Para a Quadrifoglio (com pneus de perfil mais baixo, alterações no câmbio e freios reforçados), o preço básico é US$ 36,4 mil.
Os dois usam o mesmo motor quatro cilindros, de 1.969 cc, 16 válvulas e duas velas por cilindro -para queima mais eficiente de combustível.
Outro truquezinho dos italianos é o comando de válvulas variável.

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