São Paulo, segunda-feira, 8 de abril de 1996
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Coca-Cola vende 40% mais na China

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

As vendas da Coca-Cola na China cresceram 40% no ano passado em comparação com 1994 e seus produtores esperam uma taxa anual de crescimento acima de 30% até o final do século.
Um dos produtos mais típicos da invasão capitalista e do estilo de vida norte-americano, a Coca-Cola abocanhou no ano passado 25% do mercado chinês de refrigerantes. Em vendas, bateu a Pepsi, seu principal concorrente internacional, na proporção de três para um.
A Coca-Cola vendeu em 1995 no mercado chinês 188 milhões de caixas com 24 unidades. A China é o país mais populoso do mundo, com 1,2 bilhão de habitantes.
Apesar da concorrência acirrada, a Coca-Cola viu sua participação no mercado pular de 18% há dois anos para 25% em 1995.
O refrigerante compete também com duas grandes marcas locais, como Jianlibao e Zhengguanghe.
A expansão da Coca-Cola simboliza a chamada "política da porta aberta", desenvolvida pela China desde 1978. A empresa tem 16 unidades para engarrafar os refrigerantes. Planeja construir mais sete até 1997 e somar investimentos de US$ 500 milhões na China.
Segundo a Folha apurou, há setores no governo chinês preocupados com o avanço da Coca-Cola e seus efeitos sobre a indústria local de refrigerantes.
Mas não se espera nenhuma medida para brecar a expansão da Coca-Cola, pois tal intervenção direta do governo desestimularia investidores estrangeiros, que em 1995 chegaram a US$ 37 bilhões.

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