São Paulo, segunda-feira, 15 de abril de 1996
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Vinhos franceses aderem à garrafa azul

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os vinhos brancos alemães de garrafa azul, conhecidos como Liebfraumilch e produzidos na região do Reno, ganharam um concorrente francês no Brasil.
Motivada pelo sucesso destas garrafas alemãs no mercado brasileiro, a importadora La Pastina e a vinícola Les Grands Chais de France estão começando a colocar no Brasil o vinho branco francês Baron Blue, na embalagem azul.
O vinho é produzido e engarrafado da região da Alsácia francesa, próximo às montanhas que dividem a França da Alemanha.
"A garrafa azul é um marketing eficiente no Brasil e na América Latina", afirma Celso La Pastina, diretor da La Pastina.
Segundo o diretor, muitos consumidores avaliam, atualmente, que o vinho em embalagem azul tem qualidade superior aos concorrentes.
Segundo informações da Associação Nacional das Indústrias de Bebida, algumas empresas nacionais também estão apostando neste filão.
A Vinícola Aurora e a Bacardi são exemplos de empresas que começaram a comercializar, no ano passado, vinhos brancos em garrafas azuis.
Importação
A importadora La Pastina vai trazer, neste ano, 250 mil garrafas do vinho azul. Para o ano que vem, a previsão são de 600 mil garrafas da bebida.
Os vinhos franceses serão comercializados em mil pontos de venda no país.
Nos cálculos de La Pastina, foram importadas 12 milhões de garrafas do vinho alemão no Brasil no ano passado.
O vinho francês, que deve custar entre R$ 5,50 e R$ 5,90 para o consumidor final, é menos doce do que os alemães (tem 25 gramas de açúcar enquanto o alemão tem 30 gramas) e é um pouco mais alcoólico (10,5% contra 9%).
Segundo Celso La Pastina, a bebida deve ser consumida por iniciantes no consumo de vinho ou por pessoas que optam por vinhos mais suaves.
Conversa
A La Pastina importa os produtos da empresa francesa há oito anos. Em 1995, conta Celso La Pastina, em uma feira internacional os franceses mostraram interesse em ter um produto de maior sucesso no Brasil.
As negociações e desenvolvimento do novo produto levaram cerca de um ano. A La Pastina está investindo US$ 100 mil na divulgação do produto no país.
A idéia da empresa francesa, que exporta 85% de sua produção, é colocar a nova embalagem nos demais países da América Latina.
A Les Grands Chais de France faturou US$ 360 milhões no ano passado. Entre suas marcas estão a Baron D'Arignac, J.P. Chente e Quinson.
A La Pastina foi fundada há 49 anos. Atualmente, segundo seu diretor, comercializa cerca de 400 itens de marcas estrangeiras, como a Divella (italiano), Amora, Baron D'Arignac e Hénaff (franceses). A empresa também já tem 20 itens com marca própria, como molhos e escargots entre outros.

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