São Paulo, segunda-feira, 15 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temperatura oscila 54 graus

MORAES EGGERS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Nos 15 dias de travessia do Saara com o comboio do rali Paris-Dacar, a ração diária de água se limita a três garrafas de meio litro cada. Isso para lavar o rosto, as mãos, escovar os dentes e beber.
As refeições também eram racionadas e servidas em um tipo de bandejão. O cardápio quase sempre era o mesmo: pão, uma colher de salada de maionese, uma fatia de salame e sopa.
A oscilação de temperatura é violenta. Durante o dia a média é de 50°C. Quando o Sol se põe, cai rapidamente até atingir 4,5°C negativos durante a madrugada.
Como o mar, é preciso respeitar a imensidão silenciosa, mas cheia de vida oculta do deserto. Por isso, é fundamental ter muito cuidado e seguir à risca alguns cuidados especiais -e essenciais- para sobreviver na região.
Nunca ande sozinho, já que em caso de algum acidente ou mordida de animal venenoso é grande a probabilidade de não receber ajuda em tempo.
O outro grande perigo está escondido nas areias. O deserto é repleto de pedras. O espaço entre algumas rochas é preenchido com a fina areia trazida pelos ventos.
Pisar em uma região dessas significa afundar rapidamente e nunca mais voltar à tona. Os tuaregues (nômades do deserto), quando caminham, estão sempre com os arreios de seu camelo nas mãos.
Leve água e comida para mais de três dias, mesmo que o passeio vá durar três horas, e protetor solar com fator de proteção 20.
Não esqueça de checar os calçados antes de devolvê-los aos pés. Répteis como escorpiões e serpentes, quase sempre bastante venenosos, procuram lugares para se manter aquecidos à noite.
(ME)

Texto Anterior: Cidade é porta de saída do deserto
Próximo Texto: Poeta fundou a negritude e governou por 20 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.