São Paulo, terça-feira, 16 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doses passaram por controle, diz Fiocruz

DA FOLHA SUDESTE

O diretor do laboratório Biomanguinhos, João Quental, disse ontem não ter informações precisas sobre o lote de vacinas enviado a Campinas e Hortolândia.
O laboratório, da Fiocruz (Fundação Instituto Oswaldo Cruz), do Rio, é responsável pela fabricação da vacina contra meningite aplicada ontem nas duas cidades.
"As doses passaram por dois controles de qualidade dentro do próprio laboratório e não foi verificado nenhum problema", disse.
Quental afirmou desconhecer o problema que atingiu pessoas que receberam vacina ontem. "O caso da menina que teria sofrido parada cardíaca é desconhecido por nós. Nunca houve caso semelhante."
O diretor do Biomanguinhos disse acreditar que a vacina possa ter desencadeado uma reação maior na menina. João Quental afirmou que é previsto algum tipo de reação, como febre, em apenas 2% das pessoas que tomam vacina. Segundo a Prefeitura de Campinas, 7% dos 21 mil vacinados ontem na região tiveram problema.
O laboratório Biomanguinhos vai enviar hoje quatro técnicos a Campinas e Hortolândia. Eles vão recolher amostras do lote de vacinas utilizado ontem e do sangue das pessoas vacinadas.
O material vai passar por uma análise para identificar o problema e suas possíveis causas.
Os técnicos -um infectologista, dois responsáveis pela produção do laboratório e um responsável pela unidade do Instituto Nacional de Controle e Qualidade de Saúde- devem chegar à cidade às 8h. O resultado da análise deve ficar pronto em duas semanas.
Inquérito
O presidente da Câmara Municipal de Campinas, Romeu Santini, encaminhou uma representação ao promotor da defesa dos Direitos da Cidadania, José Roberto Albejante, para que ele instaure inquérito para apurar as responsabilidades na aplicação da vacina que provocou efeitos colaterais.
Romeu Santini também oficiou o ministro da Saúde, Adib Jatene, para que tome medidas administrativas como, por exemplo, investigar o laboratório imediatamente.
Santini diz que esse fato trará sérias consequências, porque colocará em descrédito as campanhas.

Texto Anterior: Sobre o movimento neopentecostal
Próximo Texto: Corredores viram consultórios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.