São Paulo, terça-feira, 16 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro reúne vida e obra de Paulo Freire

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Será lançado hoje o livro mais completo sobre a vida e a obra do educador brasileiro mais conhecido em todo o mundo, Paulo Reglus Neves Freire, 74.
Com 765 páginas, "Paulo Freire: Uma Biobibliografia", organizado pelo também educador Moacir Gadotti e sete colaboradores, o livro traz problemas comuns em primeiras edições: falhas de revisão, impressão ruim de fotos, entre outros. Mas já nasce como obra de referência para a área.
Ao reconstituir a trajetória de Freire, o livro acaba fazendo uma história de todas as gerações ditas "de esquerda" da educação brasileira nos últimos 45 anos.
É uma obra que reúne textos "emocionados" e pesquisas "rigorosas" -mistura que costuma caracterizar os livros do educador. Começa com uma biografia escrita pela própria mulher dele, Ana Maria Araújo Freire.
Outras 35 pessoas que conviveram com Freire em diferentes fases de sua vida escrevem depoimentos. A quantidade de colaborações ao livro -que conta ainda com análises de 46 autores, de 18 países- mostra a influência que Freire teve não só na educação brasileira, como na internacional.
Intelectual "maldito" pelo regime militar brasileiro, Freire é mais lembrado por sua "Pedagogia do Oprimido", originalmente editada em inglês e espanhol, em 1970.
Foi nela que lançou a idéia de que, ao educar o adulto, é necessário recorrer à sua vivência imediata, para que ele possa dar sentido ao que aprende.
Hoje, isso faz parte de qualquer pedagogia moderna. O construtivismo -teoria em moda atualmente para alfabetizar- parte dos mesmos princípios: é o educando quem constrói o conhecimento, e não o educador que dá o saber.
"Paulo Freire mostrou que a pedagogia tradicional errava quando insistia mais na autoridade do que na liberdade", disse à Folha Moacir Gadotti, de Fortaleza (CE), onde o livro será lançado.
"Confesso que tenho uma alegria menina de ser objeto desse carinho todo ao redor do mundo", disse Freire. Há duas semanas, ele participou, com outras 850 pessoas, da "2ª Conferência Mundial da Pedagogia do Oprimido", na Universidade de Nebraska (EUA).

Livro: "Paulo Freire: Uma Biobibliografia"
Organizador: Moacir Gadotti, com a colaboração de Ana Maria Araújo Freire, Ângela Antunes Ciseski, Carlos Alberto Torres, Francisco Gutiérrez, Heinz-Peter Gerhardt, José Eustáquio Romão e Paulo Roberto Padilha.
Referências: 519 trabalhos de Paulo Freire, 2.517 trabalhos sobre sua obra Preço: R$ 70,00; até 6 de maio em promoção por R$ 55,00

Texto Anterior: Filho é suspeito da morte de criminalista
Próximo Texto: Psicóloga estuda riscos no trabalho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.