São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiocruz envia doses aos EUA

DA SUCURSAL DO RIO

A Food and Drug Administration (FDA), órgão oficial de controle de qualidade do governo americano, vai examinar doses da vacina aplicadas em Campinas.
Hoje à noite, mil doses do produto, distribuído em 20 frascos de 50 doses cada, serão encaminhadas para os Estados Unidos.
Doze dos frascos foram recolhidos por técnicos da Fiocruz em Campinas, quatro são do mesmo lote enviado à cidade mas que estavam guardados na Fiocruz e outros quatro são do lote 002, fabricado antes do material que originou as reações.
Além da FDA, outros frascos serão encaminhados para análise no Instituto Merieux, na França, e para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
O INQS (Instituto de Controle de Qualidade em Saúde), ligado à Fiocruz, começou ontem a realizar uma bateria de testes para descobrir o que causou a reação nas pessoas vacinadas em Campinas.
Foram feitos testes pirogênicos -inoculação da vacina em cobaias para verificar a presença de endotoxinas, que podem causar febre. Os resultados destes testes deverão ser divulgados em 48 horas.
Também serão feitos testes para detectar a presença de fungos ou bactérias e para verificar se a vacina é tóxica. Os mesmos testes serão repetidos pelo FDA, pelo Merieux e Adolfo Lutz.

Texto Anterior: Imunização vai ser checada
Próximo Texto: PF investiga abandono de duas crianças estrangeiras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.