São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA e Japão têm acordo sobre a base de Okinawa

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O presidente dos EUA, Bill Clinton, e o primeiro-ministro do Japão, Ryutaro Hashimoto, fizeram ontem em Tóquio avaliação positiva sobre as relações entre os dois países.
Eles concordaram com a manutenção de 47 mil soldados dos EUA em território japonês e com a devolução de 20% do território ocupado pelos EUA na ilha de Okinawa a seus antigos proprietários.
Também manifestaram otimismo quanto à resolução das diferenças comerciais entre os dois países. O presidente Clinton disse que elas estão sendo tratadas "de maneira paciente e pragmática".
Hashimoto é o quinto premiê japonês nos últimos três anos e o que conseguiu manter melhor relação pessoal com Clinton, que ontem elogiou a personalidade "espirituosa e pouco convencional" do colega.
Clinton está encerrando visita ao Japão. A próxima escala de sua excursão, que começou na Coréia do Sul, é a Rússia, onde passará quatro dias.
(CELS)

Texto Anterior: Cartel financiou Samper, diz chanceler
Próximo Texto: Mãe da aviadora deveria ser processada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.