São Paulo, sábado, 20 de abril de 1996
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Leite sobe até 35% nos supermercados

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

O leite lidera as altas de preços nos supermercados e hipermercados de São Paulo. Nos últimos 30 dias, alguns tipos do produto, como o longa vida, acumulam alta de até 35%, conforme pesquisa do Datafolha.
A evolução dos preços do leite pasteurizado não é tão forte quanto a do longa vida. A pesquisa do Datafolha registrou aumentos de 6,25% para o tipo C e de 9,46% para o B nos últimos 30 dias.
Os aumentos ainda não terminaram. Para o presidente da Associação Paulista de Supermercados, Firmino Rodrigues Alves, os consumidores ainda vão ver o produto na lista das maiores altas por três ou quatro meses.
A partir da próxima semana os supermercados começam a incorporar o reajuste de 8,9% repassado pelas indústrias nesta semana.
Jorge Rubez, presidente da Comissão de Pecuária de Leite da Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo), não concorda com essa análise.
Termômetro ruim
O acompanhamento de preços em supermercados não é o melhor termômetro para se aferir o comportamento do leite, principalmente o pasteurizado. O melhor local são as padarias, afirmou.
Os supermercados, se valendo do excesso de produto existente no mercado, trabalhavam com preços promocionais até há poucas semanas. Agora, o mercado está entrando na entressafra e não dispõe mais da "extra-cota" -o produto que era vendido pelos produtores a preços bem abaixo do valor real de mercado.
Rubez diz que o aumento dos preços do leite foi de apenas 10%, taxa que está abaixo das necessidades do setor para cobrir custos vindos de embalagens, energia elétrica, transporte etc.

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