São Paulo, sábado, 20 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre aos 82 Walter D'Ávila, da "Escolinha do Prof. Raimundo"

Ele sofria de câncer e também estava com pneumonia

DA SUCURSAL DO RIO; DA REPORTAGEM LOCAL

O comediante Walter D'Ávila, 82, morreu ontem às 10h55 na Clínica Sorocaba, em Botafogo (zona sul do Rio). Ele sofria de câncer generalizado e havia sido internado na segunda-feira por causa de uma pneumonia.
D'Ávila será enterrado hoje às 9h no Cemitério São João Batista (em Botafogo, zona sul do Rio).
Gaúcho de Porto Alegre, o comediante iniciou sua carreira em 1932 na Rádio Sociedade Gaúcha, mas tornou-se famoso a partir da década de 50 com a estréia do programa "Escolinha do Professor Raimundo" na Rádio Nacional.
Na versão radiofônica e mais tarde na versão televisiva do programa, D'Ávila interpretava o personagem "Baltazar da Rocha". Outro personagem famoso foi o "Sabichão" da "Praça da Alegria".
D'Ávila também fez vários filmes na época áurea da chanchada. Ao lado da irmã, Ema D'Ávila, trabalhou no teatro de revista com Walter Pinto, Dercy Gonçalves, Renata Fronzi e Carlos Machado.
Com o sucesso na televisão, no início dos anos 60, deixou o teatro de lado. Costumava dizer que "a TV era menos cansativa e pagava mais".
Memória das telenovelas
Morreu anteontem em São Paulo, às 23h55, Ismael Fernandes, autor do livro "Memória da Telenovela Brasileira". Ele teve uma parada cardiorrespiratória no Hospital Ipiranga, em São Paulo. O corpo foi cremado ontem no Crematório da Vila Alpina.
Fernandes também escreveu as novelas "Meus Filhos, Minha Vida", exibida entre 1984 e 1985 no SBT, e "Uma Esperança no Ar", que foi ao ar de agosto de 85 a fevereiro de 86.

Texto Anterior: Jodie Foster diz que não faz concessões
Próximo Texto: Pequenas gravadoras lançam raridades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.