São Paulo, sábado, 20 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequenas gravadoras lançam raridades

PAULO CAVALCANTI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Enquanto as grandes gravadoras se preocupam com música "relevante", soltando infindáveis pacotes de jazz e blues, selos independentes licenciam material com pioneiros do rock dos anos 50.
Estão disponíveis nas lojas CDs de Gene Vincent, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis, Fats Domino, Little Richard e Bill Halley.
Jogados em "ofertões" do centro da cidade, com preço ridiculamente baixo e trabalho de arte geralmente atroz, estes CDs, no entanto, podem satisfazer tanto fãs casuais como colecionadores e catadores de raridades.
Carl Perkins e Gene Vincent
Desses lançamentos, o destaque absoluto é "Blue Suede Shoes" (Acervo), antologia do cantor e guitarrista Carl Perkins, contendo, em sua maior parte, material originalmente gravado na lendária Sun Records, em Memphis, na metade da década de 50.
Estão incluídas aqui canções que tanto influenciaram os Beatles, como "Everybody's Trying to Be My Baby", "Lend Me Your Comb" e "Honey Don't", além de "Mama of My Song", um compacto que Perkins fez para a Decca no meio dos anos 60, e algumas faixas que gravou no começo dos 70.
Gene Vincent, outro grande nome do rockabilly, está em "Be Bop a Lula" (Intermovies). Um aviso: estas não são gravações dos anos 50. Neste registro, Vincent aparece em sua faceta de folk-rocker, na Challenge, na metade dos anos 60.
A música-título do CD é uma regravação do fim da década, e o CD tem como curiosidade "Story of the Rockers", raríssimo single que ele lançou no final da década no minúsculo selo Forever. Puristas torcem o nariz para essa fase de Vincent, mas ela deve ser examinada hoje com mais atenção.
Jerry Lee Lewis Coincidentemente, tanto a Maurício Produções quanto a Acervo colocaram no mercado discos de Jerry Lee Lewis com o mesmo nome: "Live in Concert".
O fato é que só o disco da Acervo é realmente ao vivo, mostrando o pianista em sua má forma atual. Só para arquivistas. Em compensação, o CD da Maurício traz uma imbatível seleção de clássicos gravados na Sun. Não se deixe influenciar pela capa feia e o título enganoso. Esse é o quente.
Little Richard e Fats Domino Duas faces da moeda do estilo de piano dos anos 50 estão representados pelo agitado Little Richard e pelo sóbrio Fats Domino, expoentes do som de Nova Orleans.
O disco de Richard, saindo pela Maurício, é recomendado por conter "Tutti Frutti", "Long Tall Sally" e outras em gravações originais da Specialty Records, não os frouxos remakes que geralmente pululam em coletâneas.
Bastante interessante também é "In Concert", de Fats Domino. Metade do CD é um show recente e muito correto e o restante tem faixas obscuras, mas de alto nível, dos anos 60.
Bill Halley Nesse mesmo esquema de metade estúdio e metade ao vivo é o lançamento com o patriarca Bill Halley e seus Cometas (Maurício Produções).
Clássicos como "Rock Around The Clock" e "See You Later Alligator" aparecem em regravações que mantém o espírito dos 50. No seguimento ao vivo, os Cometas demonstram competência em standards do rhythm'n'blues como "Land of Thousand Dances".

Disco: Blue Suede Shoes
Artista: Carl Perkins
Lançamento: Acervo
Disco: Be Bop a Lula
Artista: Gene Vincent
Lançamento: Intermovies
Disco: Live in Concert
Artista: Jerry Lee Lewis
Lançamento: Acervo
Disco: Live in Concert
Artista: Jerry Lee Lewis
Lançamento: Maurício Produções
Disco: Little Richard
Lançamento: Maurício Produções
Disco: In Concert
Artista: Fats Domino
Disco: Bill Halley & His Comets
Lançamento: Maurício Produções

Texto Anterior: Morre aos 82 Walter D'Ávila, da "Escolinha do Prof. Raimundo"
Próximo Texto: Angra percorre o Japão com heavy e batuque brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.