São Paulo, terça-feira, 23 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estados querem assumir reforma

CLÓVIS ROSSI
DO CONSELHO EDITORIAL

Os governadores dos Estados vão defender a tese de estadualizar a reforma agrária.
Proposta original do governador do Paraná, Jaime Lerner (PDT), a tese ganhou crescente consenso ante o cálculo dos governadores de que os Estados têm mais flexibilidade para negociar a questão agrária do que o governo central.
A reunião de governadores será amanhã, a partir de 10h, no Palácio dos Buritis, sede do governo do Distrito Federal. Os 27 chefes de Executivos devem participar.
Depois, eles se dividirão em grupos para levar o documento final aos representantes dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
A reunião dos governadores vem sendo articulada desde janeiro, mas esbarrou em resistências do presidente Fernando Henrique Cardoso, que temia que ela se transformasse em uma espécie de frente contra ele.
O massacre de Eldorado de Carajás acabou desbloqueando a iniciativa, na medida em que praticamente todos os governadores enfrentam questões relacionadas à posse da terra.
A reforma agrária não é o único ponto da agenda. Os governadores vão discutir a reforma administrativa, as ações judiciais contra governos estaduais que não pagam suas dívidas e uma proposta para que o governo auxilie-os a rolar dívidas a um prazo mais longo.

Texto Anterior: Servidores do Incra recebem mais que PA
Próximo Texto: PF vê fraudes no Nacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.