São Paulo, terça-feira, 23 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente do Incra é cotado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O atual presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Raul do Valle, poderá ganhar status de ministro para tocar o programa de assentamento de sem-terra.
O presidente Fernando Henrique Cardoso estuda a transformação do Incra em Ministério extraordinário ou em Secretaria Nacional de Reforma Agrária.
Em entrevista coletiva ontem, no entanto, Valle se mostrou contrário à criação de um ministério.
Na reunião dos presidentes dos três Poderes, também foi mencionado o nome do atual secretário-executivo do Ministério da Justiça, José Gregori, para o posto.
Amigo pessoal do presidente, Gregori se destacou na negociação do projeto de reconhecimento da morte e de indenização às famílias de desaparecidos políticos.
FHC recusou a proposta encaminhada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) de vincular diretamente o Incra à Presidência da República.
A proposta foi formalizada no documento "Grito da Terra Brasil", assinado pelas duas entidades. A Francisco Urbano, presidente da Contag, FHC apresentou impedimentos jurídicos.
Urbano disse que não tem restrições à manutenção de Raul do Valle à frente do programa. Valle, antigo técnico da área, chegou à presidência do Incra há cinco meses por indicação do antecessor, Francisco Graziano.

Texto Anterior: Governo estuda ministério para a reforma agrária
Próximo Texto: Governo deve criar pasta para a reforma agrária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.