São Paulo, sexta-feira, 26 de abril de 1996
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Indy agora só 'pensa' em Michigan

DA REPORTAGEM LOCAL

A Indy realiza a quinta etapa de seu campeonato neste domingo, em Nazareth (EUA). Os primeiros treinos livres acontecem hoje. Mas as cabeças dos dirigentes da categoria estão voltadas para a sexta prova do ano.
No dia 26 de maio, no circuito oval de Michigan (EUA), acontece a US 500, corrida que compete com as 500 Milhas de Indianápolis, marcadas para a mesma data.
É a prova de fogo. Caso a US 500 faça sucesso, a IndyCar, entidade que dirige a Indy, saberá que pode sobreviver sem a corrida mais famosa -e mais lucrativa- do mundo.
Hoje, as 500 Milhas estão nas mãos da Indy Racing League, campeonato dissidente do da IndyCar.
Para garantir o êxito da prova em Michigan, os dirigentes da Indy tentam jogar alto. Ontem, foi anunciada, em Nova York, a premiação aos vencedores da US 500.
Os valores chegam perto dos US$ 3 milhões. Só o vencedor levará US$ 1 milhão para casa, prêmio que se aproxima ao oferecido ao primeiro colocado nas 500 Milhas.
Ainda assim, o montante é pequeno. No ano passado, o canadense Jacques Villeneuve faturou, sozinho, US$ 1.312.019,00 por sua vitória em Indianápolis. Mais de US$ 8 milhões foram distribuídos.
Para atrair o público, a IndyCar ataca o ponto fraco da rival IRL: alardeia que sua corrida terá pilotos e equipes de melhor gabarito que os das 500 Milhas.
É verdade. Todos os grandes times da Indy se comprometeram a prestigiar a US 500. Os astros Al Unser Jr., Michael Andretti e Robby Gordon estão com a Indy.
Engorda
As equipes da Indy ainda se esforçam para preencher o grid de largada da US 500, que deve ter 33 vagas, como o das 500 Milhas.
Já que a categoria não dispõe de tantos competidores -normalmente, largam de 26 a 28 pilotos por corrida-, alguns times providenciam carros extras.
A Pacwest, por exemplo, contará com a volta de Mark Blundell, mas manterá Teo Fabi, que o substitui em Nazareth, em Michigan.
O veterano Mario Andretti, que testa carros da Newman/Haas, foi convidado para correr. Até a participação do "rei dos ovais" Rick Mears, atual consultor da Penske, não seria surpresa.
Até no Brasil a competição entre a US 500 e Indianápolis pode virar guerra. A TV Bandeirantes anunciou ontem que transmitirá as 500 Milhas, enquanto o SBT passará a prova da IndyCar.

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