São Paulo, sexta-feira, 26 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nóbrega volta duas vezes ao passado

ELVIS CESAR BONASSA
DA REPORTAGEM LOCAL

O pernambucano Antonio Nóbrega, sucesso no teatro com o personagem Tonheta, resolveu fazer uma dupla volta ao passado. Com o show "Na Pancada do Ganzá", que estréia hoje, ele retoma sua carreira de músico e a tradição musical do Nordeste.
Nos anos 70, Nóbrega foi membro do Quinteto Armorial. Com formação clássica em violino, ele se interessou por música popular, depois por dança e desembocou nos espetáculos teatrais, nos quais juntou todos esses fios.
"Agora que a minha carreira teatral está encaminhada, resolvi voltar à música", diz Nóbrega. O show é "despojado", segundo ele, mas inclui intervenções do Nóbrega dançarino e contador de histórias, ao lado do músico.
"Na Pancada do Ganzá" é montado com composições do próprio Nóbrega e outros autores atuais, junto com canções retiradas da tradição nordestina. Essa porção tradicional é que dá a alma da apresentação e o batismo do show.
"Quando Mário de Andrade viajou pelo Nordeste recolhendo a tradição musical, ele queria reunir tudo em um volume com esse nome. Ele morreu e o material foi publicado com outros títulos", diz.
Não ao folclore
Nóbrega também viajou muito pelo Nordeste e chegou a encontrar algumas das mesmas músicas recolhidos por Mário de Andrade. "É uma tradição viva", diz, para se contrapor ao nome "folclore", que deseja manter longe.
"Folclore é uma coisa morta, que não faz mais parte da vida ativa de uma comunidade. Chamar essas músicas de folclóricas é uma forma de apequená-las."
Nóbrega, de toda maneira, não vai mostrar as canções tal como são cantadas em sua origem. Ele recria, reinterpreta. E, aqui também, procura fugir de outro rótulo: "Não quero que isso seja visto como coisa novidadeira, ao recriar você tem que dar a dimensão que essas músicas têm."
O show "Na Pancada do Ganzá" servirá para o lançamento do CD de mesmo nome. A produção, independente, foi bancada pelo próprio autor, com 2.000 cópias. Junto com o primeiro disco, Nóbrega inventou o selo "Brincante".
"Eu digo que o CD não é independente. Ele é dependente porque eu dependo dele. Se não vender, vou me lascar."

Show: Na Pancada do Ganzá, com Antonio Nóbrega
Acompanhantes: Antonio Ferragutti (acordeon), Daniel Alain (sopro), Edmilson Capeluppi (cordas), Guello (percussão) e Zezinho Pitoco (sopro)
Quando: estréia hoje, às 21h; sextas e sábados às 21h e domingos às 20h
Onde: Teatro Brincante (rua Purpurina, 428, tel. 011/816-0575)
Quanto: R$ 15,00

Texto Anterior: Inner Circle abre Ruffles Reggae Festival
Próximo Texto: Disco mostra talento musical do ator
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.