São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula critica reajuste do salário mínimo menor que a inflação

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso é "perniciosa" e qualificou de "irresponsabilidade" a proposta de reajuste do salário mínimo abaixo da taxa de inflação.
Lula fez as declarações no início do seminário "Custo Brasil -Mitos e Realidades", promovido pelo Instituto Cidadania, em São Paulo.
Recém-chegado de uma viagem por 22 cidades da Zona da Mata do Nordeste, Lula disse que a experiência lhe deixou a impressão de que Fernando Henrique governa para uma parcela dos brasileiros.
"A impressão que tenho é que as medidas são tomadas para a avenida Paulista e avenida Atlântica, para os centros econômicos e industriais do país", disse.
Para Lula, FHC não leva em conta que metade da população é marginalizada. "O governo deveria estabelecer um cronograma da recuperação do poder aquisitivo do salário para dobrá-lo ou até triplicá-lo dentro de três a quatro anos."
Participando do debate, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, José Roberto Mendonça de Barros, disse não ter dúvida de que a política econômica está no caminho certo.
Ele afirmou que a estratégia para o sucesso do Plano Real tem duas vertentes: maior velocidade no crescimento das exportações e redução do déficit público.
O deputado Delfim Netto (PPB-SP) defendeu medidas de aceleração do crescimento econômico e de estímulo às exportações, para reduzir o "custo Brasil".

Texto Anterior: FHC cria coordenação para área social
Próximo Texto: Covas pode adotar programa se Assembléia votar privatização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.